Se tem uma resposta padrão que eu gosto e é quase sempre a mais realista a se dar em qualquer situação, é a palavra – depende! Pois nos força a avaliar o contexto em que se está inserido, quais suas motivações e demais fatores que influenciam as decisões que você pretende tomar.
Se tratando de construção, um dos maiores tabus com o qual tanto profissionais da área como clientes e investidores, é saber qual a melhor forma de contratar, portanto, aqui trago 3 modelos de contratação usuais no mercado, e suas vantagens e desvantagens, são eles:
- Empreitada global
- Administração
- Diária
Na empreitada global, primeiramente você deve ter todos os projetos muito bem definidos, ou seja, projeto arquitetônico, projeto estrutural, projeto elétrico, projeto hidrossanitário entre outros. Pois assim, a construtora que fará a sua obra poderá levantar todas as informações necessárias para precificar e gerir a sua obra. A construtora fornece toda mão de obra e material.
Benefícios ao proprietário:
- Não há necessidade de envolvimento durante o andamento da obra;
- Previsão de pagamentos conforme cronograma e andamento da obra;
- Teto de gastos, pois a obra foi precificada de forma global.
- Aqui se o construtor gastar mais do que irá receber o risco e prejuízo é dele.
Desvantagens ao proprietário:
- Modelo de contratação mais caro, pois o risco do construtor é maior, e ele terá lucro sobre material, mão de obra e custos com emissão de nota fiscal e impostos.
No contrato por administração, o profissional liberal ou a construtora contratada fará toda a gestão da obra de forma similar no modelo de empreitada global, contudo, a contratação da mão de obra é de responsabilidade do proprietário.
Essa contratação pode ser feita sem uma definição rigorosa dos projetos, pois se é precificado uma taxa percentual da obra que é paga pelo monitoramento contínuo dos custos mensais, contudo, a melhor prática para ambas as partes é se ter todos os projetos elaborados.
Vantagens ao proprietário:
- Modelo de contratação até 25% mais barato do que a empreitada global;
- Maior transparência no processo de tomada de decisão;
- Atendimento mais personalizado.
- Maior garantia da qualidade dos materiais
Desvantagens ao proprietário:
- A obra depende exclusivamente de recursos próprios;
Já o modelo de contratação por diária é quando o proprietário contrata um pedreiro conhecido ou mestre de obras para executar a sua construção, geralmente não se tem um projeto bem definido.
Desvantagens ao proprietário:
- Maior envolvimento com a obra
- Envolvimento com a compra do material
- Orientar a tomada de decisão em obra
- Sem garantia de previsão de custos
- Sem garantia de previsão de prazo
- Obra frequentemente irregular diante do CREA, prefeitura, bancos e cartórios
- Sujeito a multa ou paralisação da obra por órgãos fiscalizadores
- Ritmo de desembolso maior, tem que pagar todo dia, ou na melhor das hipóteses toda semana
- Maiores chances de se gastar mais por não ter controle tecnológico, controle de custos, controle de qualidade e não haver acompanhamento técnico
- Frequentemente a mão de obra quer receber antecipado.
Vantagens ao proprietário:
- Não tem;
- Não se submeta a esse sofrimento;
- Corre;
- Foge;
- Pior ideia da sua vida.
Veja bem, a contratação direta da mão de obra pelo proprietário sem o acompanhamento técnico e gestão de um profissional liberal ou construtora, pode frustrar toda a experiência e resultado de uma construção.
Portanto, entre em contato conosco, que sanaremos todas as suas dúvidas e lhe traremos segurança e comodidade para a realização da sua obra, e garantiremos o resultado final, seja na qualidade do serviço prestado e nos resultados financeiros obtidos.