Construção, por onde começar?

Você que nos presenteia com a sua visita, provavelmente não é um profissional da construção civil mas está pensando em investir, seja na casa própria, ou para viver da renda sobre a venda ou locação de um imóvel, portanto não é um especialista, e precisa de algumas orientações para ter uma experiência serena e resultados sólidos.

A primeira coisa a se entender, é que tempo e dinheiro são ativos valiosos e que não podemos pôr em risco, se tem algo que dói na alma é perceber que se dedicou tempo e dinheiro em vão, recursos esses que poderiam ter sido destinados à família, ao desenvolvimento do próprio negócio, ou o financiamento daquela experiência marcante que faz a vida valer a pena, e para que essa frustração não te acompanhe, nós estamos aqui.

Ao longo deste texto vamos lhes explicar de maneira sucinta destacando o mais importante de cada etapa, todo o ciclo da construção bem-sucedida conforme este fluxograma presente na figura 01.

Figura 01 – Fluxograma da Construção

Fonte: Propria

O primeiro passo para a realização de uma construção de sucesso, é a realização de um Estudo de Viabilidade Técnica e Financeira, ou EVTF. Este estudo acontece de preferência antes mesmo da compra do terreno, ele consiste em compreender as suas necessidades e objetivos para com a construção, analisar as diretrizes da legislação municipal que se refere à construção, a saber temos o plano diretor, código de obras e a lei de uso e ocupação do solo, e por fim estimar o porte, o custo e o valor de venda de mercado dessa construção.

Percebe a importância dessa inteligência¿ Você vai ter à sua disposição toda informação necessária para boa tomada de decisão, vai entender o tipo de construção que se almeja, se programar financeiramente para ela e com o mínimo de investimento e tempo.

Quando você nos contrata para realização desse estudo, antes da aquisição do terreno, nos dará condição de te orientar a comprar um terreno que acarrete no menor custo de intervenção possível para a construção de sua casa ou produto imobiliário, um investimento que pode te economizar facilmente R$ 100.000,00, antes mesmo de se começar a construção.

Mas uma vez comprado o terreno e contratado o EVTF, você terá todas as informações necessárias para avaliar a viabilidade do que se é viável construir, é uma decisão estratégica que estará muito bem amparada, e então você poderá prosseguir para próxima etapa que é a concepção do que será construído.

Balizado pelos estudos preliminares e reforçado com o processo de briefing, todas as suas pretensões, necessidades, estilo de vida será compreendido de forma a se projetar uma edificação funcional, confortável e que seja condizente com a sua capacidade de custear essa construção, ou que seja coerente com a realidade do mercado imobiliário da região, aumentando a velocidade de venda ou locação do seu imóvel garantindo o seu retorno financeiro.

Nessa etapa de concepção, temos a realização do projeto arquitetônico, onde se define o leiaute, isto é, a disposição dos ambientes internos de uma edificação, os materiais a serem utilizados obedecendo a previsão orçamentária disponibilizada para a construção por você no momento que se realizou o estudo de viabilidade técnica e financeira no passo anterior.

No desenvolvimento do projeto de arquitetura em conformidade com o EVTF alinhamos as diretrizes legislativas, a disponibilidade de recursos financeiros, o atendimento às necessidades físicas e de tempo em que o cliente deseja ter a sua casa pronta para morar, e nessas etapas definimos o sistema construtivo de forma a garantir sinergia nas decisões tomadas na fase de concepção que obedecem a uma hierarquia de critérios elencadas para o melhor atendimento às expectativas do cliente.

Realizado o projeto arquitetônico, é necessário a aprovação do mesmo na prefeitura para se obter o alvará de construção, dessa forma garantimos a legalidade do projeto e da construção, e evitamos uma série quase infinita de transtornos ao cliente, e por fim em posse do alvará de construção, realizamos os projetos complementares, que são aqueles que dimensionam e posiciona os sistemas que compõem o funcionamento de uma edificação, trata-se dos projetos estruturais que defini o comportamento da estrutura, garante o uso racional dos materiais que conferem segurança e resistência à edificação, o projeto hidrossanitário que dimensiona todo o sistema de fornecimento de água fria e água quente quando necessário e também todo o sistema de tratamento de esgoto, projeto elétrico que dimensiona toda a rede de distribuição de energia entre outros.

Em posse de todos os projetos, estamos aptos a realizar com grande precisão o orçamento de uma obra, e aqui podemos confirmar a congruência das etapas e resgatamos se o orçamento e os projetos estão de acordo com o que foi estipulado no estudo de viabilidade técnica e financeira, demonstrando ao cliente que o seu projeto está de acordo com suas expectativas funcionais, estéticas e financeiras.

Na etapa de orçamento, podemos negociar com o cliente a melhor estratégia para realização da obra, levando em consideração o desejo de se ter o imóvel pronto para mudança ou para comercialização, e o fluxo de caixa disponível para obra. Uma obra terá o seu prazo definido pelas dimensões e complexidade do projeto, mas principalmente pela capacidade de pagamento do cliente, isto é, uma casa de 300 m² pode ser feita em 18 meses, em 12 meses ou até mesmo em 6 meses, isso vai depender do tamanho da equipe a ser contratada, da capacidade de se disponibilizar o material necessário no canteiro de obras em tempo hábil entre outras variáveis. 

O orçamento é vital para a saúde financeira de clientes e investidores, pois sem ele o risco de não se conseguir terminar a construção se torna grande, e com isso todo o tempo e valor investido é desperdiçado. Além do mais, o orçamento é requisito necessário para a obtenção de financiamento bancário, seja no modelo minha casa minha vida, pró cotista ou SBPE, pois compõe a documentação que será avaliada por técnicos especializados para se liberar o financiamento. Caso essa comissão que avalia a solicitação de financiamentos pelos bancos atestarem que o valor da construção é superior ou até mesmo inferior ao que se é coerente com o mercado, o pedido de financiamento será indeferido.

Concluído todo este processo de preparação, projeto e planejamento, todas as partes já compreendem a sua função para o sucesso dessa jornada, as responsabilidades e competências foram alinhadas e a obra já pode começar. Perceba que não foi necessário se preocupar em procurar a mão de obra, e nem quanto se custa o material, ou qual a melhor época do ano para se construir, você cliente e investidor, não precisa e nem deve se envolver com esse processo, ele pode ser muito desgastante e pode te trazer a sensação de desconforto, de angústia, de não ter clareza sobre o que fazer e como fazer, pois este é o papel da construtora ou do profissional liberal que estará te atendendo, aqui, o seu papel é ser expectador do seu projeto saindo do papel, é saborear o processo, o restante é o nosso trabalho para lhe proporcionar comodidade, segurança e resultados sólidos.

Uma construção para se ter sucesso, deve seguir todos essas etapas mencionadas, e para a sua adequada regularização perante aos órgãos públicos e garantindo a propriedade reconhecida juridicamente, deve-se realizar os processos de comunicação de novas obras (CNO) junto ao INSS, solicitação de fornecimento de energia elétrica e de água junto as autoridades competentes, e no final da obra deve ser solicitado o habite-se junto à prefeitura e o imóvel ser averbado na matrícula, ou certidão de inteiro teor junto ao cartório de registro de imóveis. 

Todas essas solicitações são de responsabilidade da construtora, para que você possa se concentrar no que faz de melhor, zelar da sua família, desfrutar de boas experiências e investir no crescimento de sua empresa e seu negócio, o restante conta conosco que nós resolveremos tudo para você. 

Compartilhe:

Últimas Publicações

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?